Briófitas: curiosidades
- Leonardo Deganello
- 26 de jul. de 2015
- 1 min de leitura
A turfa
O musgo do gênero Sphagnum (fig. 5) cresce em regiões temperadas e frias, formando uma vegetação conhecida como turfa, que é capaz de reter água até uma quantidade vinte vezes o seu peso. Devido a essa característica, ela é misturada ao solo na jardinagem ou uasada como recipiente para plantas. Em alguns países, a turfa secca e comprimida também é empregada como combustível, substituindo, em certos casos, a lenha ou o carvão.
Graças à sua grande capacidade de absorção, esse musgo pode também ser usado para secar ferimentos. Na Primeira Guerra Mundial, por exemplo, milhões de sacos esterilizados contendo turfa foram empregados pelo exército aliado com fins lucrativos.
Uma característica particular do Sphagnum é o modo de dispersão dos esporos: a cápsula do esporófito acumula um gás e se contrai à medida que amadurece. Com isso, a pressão interna na cápsula aumenta até que uma pequena tampa no alto (o opérculo) arrebenta, deixando escapar o gás com uma nuvem de esporos.

Fig. 5 - Sphagnum, o musgo que forma a turfa
Posts recentes
Ver tudoAdaptação na polinização e na dispersão As flores noturnas, de modo geral, não são muitas coloridas, pois, no escuro, é mais fácil atrair...
Comments