top of page
Buscar

Briófitas: morfologia

  • Foto do escritor: Leonardo Deganello
    Leonardo Deganello
  • 26 de jul. de 2015
  • 2 min de leitura

As Briófitas frequentemente têm dimensões inferiores a 2 centímetros, mas algumas podem chegar a 30 centímetros. Apresentam maior especialização celular que as algas, com vários tecidos diferentes formando seu corpo.

A planta propriamente dita, isto é, o indivíduo maior, de vida independente e duradoura, é o gametófito (n), que apresenta estruturas semelhantes à raiz, ao caule e às folhas. No entanto, as Briófitas são avasculares, ou seja, sem vasos condutores de seiva. Por isso, é mais correto chamar essas estruturas de rizoides, caulóides (ou caulídios) e filóides (ou filídios).

No gametófito encontramos também órgãos responsáveis pela produção de gametas masculinos – o anterídio – e femininos – o arquegônio. Esses órgãos reprodutores, chamados gametângios, são mais desenvolvidos do que nas algas, apresentando um envoltório de células protetoras em torno das células reprodutoras (fig. 1). O anterídio (antero=florido; ídeo =aparência) produz gametas masculinos, chamados , enquanto o arquegônio (arque=primitivo; gono =o que gera) produz o gameta feminino, de nome oosfera. Esta fica numa dilatação do arquegônio, denominada ventre, que possui um prolongamento, o colo. O colo forma um canal por onde penetra o anterozoide (fig. 1).

O esporófito (2n), menos desenvolvido e temporário, cresce sobre o gametófito e depende dele para sua nutrição. No esporófito existem células que sofrem meiose, produzindo esporos, que são haploides (fig. 1).

O pequeno porte dessas plantas é consequência não só da falta de estruturas rígidas de sustentação, mas também de um sistema de condução de seiva. Sem esse sistema, o transporte de substâncias torna-se muito lento, uma vez que é feito por simples difusão, a partir da superfície da planta.

Fig. 1 -Morfologia do gametófito (planta) e do esporófito dos musgos

 
 
 

Posts recentes

Ver tudo
Angiosperma: curiosidade

Adaptação na polinização e na dispersão As flores noturnas, de modo geral, não são muitas coloridas, pois, no escuro, é mais fácil atrair...

 
 
 

댓글


Procure por tags

© 2014 por Mundo VegetaL

bottom of page