top of page
Buscar

Pteridófitas: morfologia

  • Foto do escritor: Leonardo Deganello
    Leonardo Deganello
  • 27 de jul. de 2015
  • 2 min de leitura

Usaremos como referência o grupo das filicíneas (samambaias e avencas) que vivem em ambiente úmido, em solos, pedras e areia, por exemplo. Algumas são epífitas (vivem sobre o tronco de árvores e arbustos), outras, aquáticas.

As filicíneas aquáticas, como a Marsilea e a Salvinia, são de pequeno porte, mas os chamados fetos arborescentes, como o samambaiçu (de onde se retira o xaxim, usado como vaso para plantas), possuem caules aéreos que podem atinguir vários metros de alturas (fig. 1).

A planta propriamente dita (a fase duradoura) é o esporófito. Possui as folhas grandes (frondes) - geralmente divididas em folíolos na forma de penas -, uma adaptação que permite captar a luz difusa do chão das florestas (fig. 2). As folhas jovens são ficam enroladas e são chamadas de báculos. De modo geral, a folha é a única parte visível da planta, pois o caule é subterrâneo ou fica rente ao solo, com crescimento horizontal. Esse tipo de caule, que lembra uma raiz, é chamado rizoma.

O esporófito possui esporângios, produtores de esporos que se agrupam em estruturas chamadas soros. Estes distribuem-se na face inferior ou na borda dos folíolos (fig. 2). Frequentemente, o soro é protegido por uma membrana, o indúzio, ou, quando na dobra, por uma dobra da folha, o chamado falso indúzio.

O gametófito, denominado prótalo, é bem menos desenvolvido que o esporófito (fig. 2). Nas samambaias, a maioria das espécies é homotálica, isto é, possui gametófitos bissexuados ou hemafroditas, com anterídios e arquegônios na mesma planta. Algumas espécies aquáticas, como a Salvina e a Marsilea, são heterotálicas. Neste caso, o gametófito é unissexuado, apresentando apenas anterídeos ou apenas arquegônios.

Fig. 1 - As pteridófitas mais cohecidas são as samambaias e avencas, mas há também espécies aquáticas (gênerosSalvinia e Marsilea), além de espécies arborescentes, como o samambaiçu

Fig. 2 - O esporófito e o gametófito das samambaias. O primeiro possui nas suas folhas esporângios agrupados em soros. O gametófito mede, em geral, menos de 1 cm e tem anterídios e arquegônios na face inferior, onde são produzidos os gametas

 
 
 

Posts recentes

Ver tudo
Angiosperma: curiosidade

Adaptação na polinização e na dispersão As flores noturnas, de modo geral, não são muitas coloridas, pois, no escuro, é mais fácil atrair...

 
 
 

댓글


Procure por tags

© 2014 por Mundo VegetaL

bottom of page