Pteridófitas: plantas vasculares sem flores
- Leonardo Deganello
- 27 de jul. de 2015
- 1 min de leitura
Ao contrário dos musgos e das algas, as Pteridófitas são vegetais vasculares, isto é, portadores de vasos condutores de seiva. Atualmente, há cerca de 13 mil espécies descritas dessas plantas. Seus vasos condutores são formados por céluas modificadas que transportam a água das raízes para as folhas e a matéria orgânica - produzida nas folhas - para o resto do corpo. A presença desses vasos caracteriza os vegetais traqueófitos (traqueo= vaso) representados pelas Pteridófitas, Gimnospermas e Angiospermas, que já apresentam raiz, caule e folhas.
A presença de vasos condutores, aumentando a eficiência do transporte de alimento e formando teccidos resistentes, que servem de sustentação, permite que essas plantas atinjam maior altura que as Briófitas. Além disso, no período conhecido como Carbonífero, que comoçou há 360 milhões de anos e terminou há 286 milhões de anos. Algumas espécies atingiram mais de 30 metros de altura. Os fósseis dessas florestas formaram depósitos de carvão, utilizado até hoje como combustível.
Posts recentes
Ver tudoAdaptação na polinização e na dispersão As flores noturnas, de modo geral, não são muitas coloridas, pois, no escuro, é mais fácil atrair...
Comments