Angiosperma: aspecto geral da planta
- Leonardo Deganello
- 7 de ago. de 2015
- 2 min de leitura
Da mesma forma que as Gimnospermas, a planta propriamente dita é o esporófito; o gametófito, extremamente reduzido, encontra-se incluso nos tecidos do esporófito. O corpo das Angiospermas apresenta raiz, caule, folha (órgãos vegetativos); flor, fruto e semente (órgãos reprodutivos).
A flor
Uma flor completa é formada por três partes: o pedúnculo - haste de sustentação que prende a flor ao caule; o receptáculo - extremidade do pedúnculo, geralmente dilatada, onde se prendem os verticilos; e os verticilos - conjunto de peças (folhas modificadas ou esporófilas) geralmente dispostas em círculo (fig. 1).
Se observarmos da perifeira para o centro, encontramos na flor quatro verticilos: o cálice, a corola, o androceu e o gineceu.
O cálice, mais externo, é um conjunto de folhas protetoras, geralmente verdes, chamadas sépalas (fig. 1).
A corola, verticilo seguinte, é formado por esporófilas chamadas pétalas, de colorido vivo, embora às vezes possuam cor pálida ou branca (fig. 1). Servem indiretamente à reprodução, atraindo os animais polinizadores com suas cores, aromas ou secreções adocicadas.
O androceu (andro =masculino) é formado de folhas modificadas - os estames -, que correspondem a microsporófilos, isto é, folhas especializadas na produção de esporos, os micrósporos, que irão das origem ao gametófito masculino. O estame possui um pendúnculo, chamado filete, com uma dilatação na extremidade - a antera - e um tecido que une as duas partes da antera, o conectivo (fig. 1).
O gineceu (gino =feminino), último verticilo, é formado por folhas modificadas - os carpelos ou pistilos -, encarregadas da produção de megásporos que irão originar o gametófito feminino. Essas folhas dobram-se pela nervura mediana, assumindo o aspecto de uma garrafa ou vaso (fig. 1). A base é o ovário. Na extremidade oposta há uma dilatação, o estigma. Ligando o ovário ao estigma há uma haste, o estilete (fig. 1).

Fig. 1 - As partes de uma flor
Comentarios